quinta-feira, 30 de julho de 2009

Coordenador do EIS Mooca na inauguração com prefeito (Vila Guarani).



Coordenador do EIS Mooca acompanha prefeito na Vila Guarani.


Eis Mooca prestigia o Projeto de férias do município de São Paulo.


















Representando o coordenador do Eis Mooca Alexandre D'Atri a Professora Iara Piacentini, Ricardo Figueiredo e Karina Zidko, estiveram presentes em solenidade do Projeto de férias do município de São Paulo, no Clube Escola "Thomaz Mazoni" na Vila Maria.
Parabenizando o Prefeito pelo projeto em nome do coordenador.

Curso de Recepção e Atendimento ao Cliente

Realizado todos os sábados da 10 às 12 horas, com certificado de conclusão emitido pelo Instituto Bandeirante de Educação e Cultura.

Espaço de Convivência







quarta-feira, 29 de julho de 2009

Nossa Caixa de Desenvolvimento


Serra dá início às operações da Nossa Caixa Desenvolvimento


Agência de fomento estadual terá R$ 1 bilhão para emprestar a pequenas e médias empresas

Governador José Serra discursa durante início das operações da Nossa Caixa Desenvolvimento - Agência de Fomento do Estado de São PauloDownload




O governador José Serra iniciou na terça-feira, 28, as operações da Nossa Caixa Desenvolvimento - Agência de Fomento do Estado de São Paulo, que oferecerá linhas de financiamento com os menores juros do mercado a pequenas e médias empresas. Na cerimônia, também foram assinados convênios de cooperação com nove entidades empresariais para oferecer os produtos da agência a seus associados.

terça-feira, 28 de julho de 2009

O BPC

Programa BPC na Escola
Assistência e Desenvolvimento Social
O BPC na Escola é um Programa de acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada. O objetivo é garantir a freqüência de crianças e adolescentes de até 18 anos de idade na escola. Para que esse trabalho seja realizado, será preciso aplicar um questionário para identificar as barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência dessas pessoas na escola.
A participação em responder o questionário não prejudicará o pagamento do benefício. Estão envolvidas no Programa BPC na Escola, as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Comissão Municipal de Direitos Humanos, que vão trabalhar conjuntamente para a inserção das crianças e adolescentes beneficiárias do BPC. O Benefício de Prestação Continuada – BPC é um direito constitucional, regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS. Para maiores informações procure o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS da sua região ou ligue 156.(Texto: Willian Machado)

sábado, 25 de julho de 2009

''Espaço de Convivência''

Inaugurado o ''Espaço de Convivência'': porta de entrada para a população em situação de rua
O Espaço de Convivência Jardim da Vida funcionará como alternativa para quem se recusa a ir a outros Centros de Acolhida. Ao contrário dos albergues, não será necessário preencher fichas ou tomar banho.


Um modelo inédito de atendimento aos moradores em situação de rua foi inaugurado nesta sexta-feira (24/07) pelo prefeito de São Paulo. É o Espaço de Convivência Jardim da Vida - Dom Luciano Mendes de Almeida, criado para funcionar como porta de entrada para quem se recusa a ir aos Centros de Acolhida.

Projetado no formato de uma tenda, no Parque Dom Pedro II, Centro, lá as pessoas em situação de rua podem desenvolver atividades educativas e lúdicas, usar os sanitários, chuveiros, além de receber encaminhamentos para atendimento social e de saúde.

Ao contrário dos albergues, no novo espaço os usuários não precisam preencher as fichas como também não têm a obrigatoriedade de tomarem banho, fatores que muitas vezes afastam as pessoas do atendimento.

Instalado em uma área de 100 metros quadrados, na esquina da avenida Rangel Pestana com o Viaduto 25 de Março, próximo da AMA Sé, o Espaço Convivência Jardim da Vida oferece atividades como jogos de tabuleiro, aparelho de televisão, além do serviço de elaboração de cartas aos familiares dos moradores em situação de rua. O lugar será administrado por meio de convênio pela Associação Aliança de Misericórdia.

O novo equipamento dispõe de educadores e assistentes sociais, das 9h às 21h, que colocarão à disposição dos usuários os serviços da rede socioassistencial, como encaminhamentos para Centros de Acolhidas, AMAs e retorno à cidade de origem.

Os educadores também irão auxiliar os freqüentadores a entrar nos programas de transferência de renda da Prefeitura. Nos outros horários o local continuará aberto para a comunidade.

O prefeito explicou que a entrega do novo espaço marca uma inovação no atendimento aos moradores em situação de rua. "Este espaço de convivência representa um avanço extraordinário para o atendimento dos moradores de rua aqui no Centro", dise.

"É a oportunidade que a Prefeitura procura dar a eles, mostrando que existe um espaço que pode ser considerado uma extensão da rua, pois muitas pessoas em situação de rua entendem que a rua como casa", continuou o prefeito.

Ele ainda ressaltou a necessidade de se criar um ambiente onde os moradores em situação de rua se sintam à vontade, para que possam receber orientações no campo da saúde e da assistência social e, desta maneira, possam ingressar na rede de socioassistencial da Prefeitura. O poder municipal irá avaliar esta experiência para analisar a expansão deste modelo em outras regiões da cidade.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e vice-prefeita disse que a criação do Espaço de Convivência Jardim da Vida representa uma mudança no atendimento para uma população que precisa ser incluída. "Esta administração ousou em criar algo novo", resumiu.

E explicou: "Quem conhece o mundo dos moradores de rua sabe que existem vários tipos de moradores. Existem aqueles que estão há quatro ou cinco dias na rua, como aqueles que estão há anos."

Ela disse ainda que os agentes sociais estão orientados a mostrar uma saída para este público.

"Há grupos de moradores que não aceitam a aproximação dos agentes da Secretaria da Assistência Social. A maioria diz que não gosta de albergue porque não consegue tomar banho. Este é o nosso público alvo desta obra. É esta pessoa que nossos educadores vão batalhar para convencer que andem 150 passos da Praça da Sé até este local, que será de descanso, de jogos, de tevê e tem banheiros. Aqui ninguém será obrigado a fazer nada, mas se quiserem tomar banho vão receber um kit com toalha, sabonete e roupas usadas em bom estado. Este local vai oferecer uma relação humana saudável para quem mora na rua", falou a vice-prefeita.

O secretário da Saúde relembrou que, nos 10 distritos da região central, foi criado o programa de agentes comunitários da Saúde especializados em trabalhar com as pessoas que vivem em situação de rua. "Este trabalho foi um aprendizado para todos nós e, com isto, estamos aprendendo como melhorar a abordagem da saúde para esses moradores em condição de rua. Isto nos levou a criar o Serviço de Atenção Integral ao Morador de Rua e Usuário e Dependente de Álcool e Droga", falou.

"O trabalho dos nossos agentes em parceria com os educadores da Smads ajudou a localizar a ocorrência de álcool e droga entre a população de rua, que é o dobro da incidência no restante da cidade. Criamos esta semana o programa Centro Legal que envolve o Estado e o Município, e em dois dias tivemos mais de 350 abordagens nesta área. Destas abordagens, 70 pessoas aceitaram o encaminhamento para nossos quatro ambulatórios e destes, 12 pessoas aceitaram ser encaminhadas para internação", continuou o secretário.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

quinta-feira, 23 de julho de 2009

INCLUSÃO SOCIAL FEZ A DIFERENÇA NO CADES MOOCA

A comunidade da Mooca atendida pelo EIS MOOCA e que formaram a COOPERARTES MOOCA, esteveram presentes mais uma vez na Subprefeitura da Mooca no dia 21 de julho de 2009, para prestigiar o evento e dar continuidade de um processo que se iniciou a 9 meses atras, quando estas foram cadastradas no Projeto de Inclusão Social Urbana - Nos do Centro, foram convidadas a colocarem seus filhos e participarem da Capoeira Cidadã em março 2009, participaram das Reuniões Comunitarias, Reuniões Socioeducativas, das Oficinas de Artesanato de Bordados em Chinelos, em abril 2009 e das reuniões de formação da Cooperativa em maio 2009, em 21 de junho organizaram a Iª Mostra da Cooperartes com os trabalhos que desenvolveram no EIS MOOCA, quando também participaram para elegerem o seu representante no CADES - Mooca.

A jovem Yasmin Maciel, 11 anos, também representou com muita simpatia a comunidade atendida pelo EIS Mooca, vestida como uma verdadeira princesa, entreou uma semente para cada uma das pessoas presentes no evento, simbolizando a "Semente do Futuro", como assim foi denominado o CADES Mooca, uma semente que plantamos agora para dar muitos frutos em um futuro próximo.

Quero agradecer a todas as pessoas que participaram deste momento, da confiança que colocaram em mim, e dizer que continuarei na caminhada e juntos faremos a transformação social da comunidade.

Quando do momento da posse um filme, um longa metragem passou na minha mente, em 21 de julho de 2006, numa sexta feira a diretoria da escola de samba Academicos do Tatuapé estava aprovando o nosso enredo: " Cooperativismo união para o bem comum, uma grande nação se faz com Cooperação", enredo e samba nota 10, no qual a comunidade da região levou para o mundo todo a inclusão social, atraves do samba que terminava com a estrofe;

... COM DIGNIDADE TRAGO AS BANDEIRAS
A DEMOCRACIA ESTA NO AR,
E PRÁ CIDADE DO FUTURO
NA CRIANÇA DESPERTAR,
UM NOVO AMANHECER E
A PAZ PREVALECER.
Com certeza este são os nosso propositos que Deus colocou em nossas vidas e que estamos realizando, e em nome de Jesus quero agradecer por tudo que tem realizado e que continue abençoando a todos.



quarta-feira, 22 de julho de 2009

CONVITE


VIII CONF. de Assistencia Social

VIII Conferência de Assistência Social será realizada

A Conferência Municipal será realizada nestas quarta e quinta-feiras (22 e 23/07), das 8h às 18h, no Palácio das Convenções do Anhembi. Será avaliada a estruturação do Sistema Único de Assistência Social.


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), promove nestas quarta (22/07) e quinta-feiras (23/07), das 8h às 18h, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de São Paulo.

A conferência irá avaliar a estruturação do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O encontro será no Palácio das Convenções do Anhembi (avenida Olavo Fontoura 1.209).

segunda-feira, 20 de julho de 2009

SENAC



Cursos de Desenvolvimento Social que serão realizados pelo Senac Vila Prudente no segundo semestre de 2009, todos com bolsa de estudo 100% gratuita

http://www.sp.senac.br/bolsasdeestudo

Juizado Itinerante

Juizado Itinerante

A partir desta segunda-feira (20/07) até o dia 24 de julho, a Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, junto com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, oferece atendimento gratuito no Clube Escola Vila Alpina, das 10h às 15h30.


A Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, numa parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, oferece, a partir desta segunda-feira (20/07) até o dia 24 de julho, o atendimento gratuito da Justiça Itinerante no Clube Escola Vila Alpina (avenida Jacinto Menezes Palhares, 148), diariamente a partir das 10h às 15h30.

Serão atendidas causas de competência do Juizado Especial Cível, cujo valor não exceda a 20 salários mínimos, sem a necessidade de advogado, tais como: direito do consumidor, planos de saúde, colisão de veículos, cobranças em geral, despejo para uso próprio e execução de títulos (cheques e notas promissórias

sábado, 18 de julho de 2009

CAPOEIRA CIDADÃ


Compareçam hoje é dia de Capoeira Cidadã no EIS MOOCA

Atividade para todas as idades

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Projeto Empreender


O EIS MOOCa esteve presente ao lançameno do Projeto Empreender




Apresentação do Projeto Empreender na Subprefeitura de VP/SB
na mesa: Subprefeito da Mooca, Rubens Casado,
Aristides Legat, Diretor Superintendente da Assoc.Comercial Distrital Mooca,
e o Subprefeito da VP Wilson

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Trabalho e renda Região da Sé

Trabalho e renda

A série histórica mostra a evolução do indicador em uma sequência de anos. A cor das barras dos gráficos referentes à classificação representa a faixa em que a subprefeitura se enquadrou dentre as demais, no ano indicado.
Veja também os valores do indicador em forma de gráfico ou tabela. Os dados completos de cada indicador estão disponíveis para download.
Alta - melhor Acima da média Média Abaixo da média Baixa - pior

Desemprego
Taxa média de desemprego.
Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego da SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados)/DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos) Opções de consulta
Análise comparativa entre subprefeituras
Download da planilha completa subprefeituras
Ver Gráfico ou Ver Tabela
12,20
9,80
20042006AnoIndicador200412,2020069,80Clique em um ano
Unidade: porcentagem de desempregados

Desemprego de jovens de 16 a 29 anos.
Taxa média de desemprego de jovens de 16 a 29 anos.
Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego da SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados)/DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos) Opções de consulta
Análise comparativa entre subprefeituras
Download da planilha completa subprefeituras
Ver Gráfico ou Ver Tabela
12,782006AnoIndicador200612,78Clique em um ano
Unidade: porcentagem de jovens desempregados

Desemprego de mulheres x homens
Proporção entre a taxa de desemprego feminino e masculino.
Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego da SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados)/DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos)
Opções de consulta
Análise comparativa entre subprefeituras
Download da planilha completa subprefeituras
Ver Gráfico ou Ver Tabela
1,231,3920042006AnoIndicadorValor Absoluto20041,230,00
Unidade: proporçãoValor absoluto:Mostra o desemprego feminino na subprefeitura em percentual da população economicamente ativa de mulheres.

Desemprego de negros x não negros
Proporção entre a taxa de desemprego de negros e não negros. Indisponível para a subprefeitura da Sé.
Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego da SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados)/DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos)
Opções de consulta
Análise comparativa entre subprefeituras
Download da planilha completa subprefeituras
Ver Gráfico ou Ver Tabela
n/d
2006
Ano
Indicador
Valor Absoluto
2006
n/d
n/d Clique em um ano
Unidade: proporçãoValor absoluto:Mostra o desemprego de negros na subprefeitura em percentual da população economicamente ativa de negros.Nota explicativa:Informação indisponível para a subprefeitura da Sé

Empregos
Percentual de empregos na região em relação ao total da cidade.
Fonte: SEMPLA (Secretaria Municipal de Planejamento)/INFOLOCAL - Elaboração: Kairós Opções de consulta
Análise comparativa entre subprefeituras
Download da planilha completa subprefeituras
Ver Gráfico ou Ver Tabela
17,9717,852003
2004AnoIndicador200317,97
200417,85Clique em um ano
Unidade: Percentual de empregos na região em relação ao total da cidade

Renda média do trabalho
Rendimento médio proveniente do trabalho, em reais.
Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego da SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados)/DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos) Opções de consulta
Análise comparativa entre subprefeituras
Download da planilha completa subprefeituras
Ver Gráfico ou Ver Tabela
1.629,00
2006
Ano
Indicador
2006
1.629,00Clique em um ano
Unidade: reais

Renda média do trabalho de não negros x negros
Proporção entre o rendimento médio de não negros e negros.
Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego da SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados)/DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos)
Opções de consulta
Análise comparativa entre subprefeituras
Download da planilha completa subprefeituras
Ver Gráfico ou Ver Tabela
2,17
1,85
2004
2006
Ano
Indicador
Valor Absoluto
2004
2,17
0
2006
1,85
1.009 Clique em um ano
Unidade: proporçãoValor absoluto:Mostra o rendimento médio dos negros, em reais.

Renda média do trabalho homens x mulheres
Proporção entre o rendimento médio de homens e mulheres.
Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego da SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados)/DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos)
Opções de consulta
Análise comparativa entre subprefeituras
Download da planilha completa subprefeituras

Super Ferias

De 18 a 31 de julho as crianças de São Paulo terão mais uma opção de lazer no período de recesso escolar.
O programa “Super Férias”, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), acotecerá em 33 Clubes Escolas, oferecendo atividades como oficinas de circo, artes, gincanas, clínicas de reciclagem de brinquedos e muito mais.A abertura oficial será no próximo sábado (18/07), a partir das 9h, no Clube Escola Jardim São Vicente (rua Sargento Luis Batista, 83 – São Miguel, Zona Leste). Paralelamente à cerimônia de abertura, os outros 32 Clubes Escola participantes estarão funcionando com as atividades.Os organizadores do programa esperam um público de 150 crianças por dia em cada unidade. Isso significa quase 5 mil atendimentos por dia. “Além das atividades nas unidades, estamos preparando passeios especiais para o Museu do Futebol, Escola de Ciclismo, Modelódromo e o Circo Espacial”, afirma Dinéia Cardoso, uma das coordenadoras do projeto.A programação das atividades foi montada em parceria com a ONG Brinquedo Vivo. Um curso de capacitação de professores foi realizado no começo deste mês no Clube Escola Ibirapuera, a fim de preparar os profissionais para a demanda.

Clube Escola MoocaRua Taquari, 635

Boletim Sub Prefeitura MOOCA


domingo, 12 de julho de 2009

Moradias Populares

12/07/2009 - 09h18
Kassab quer desapropriar 80 prédios no centro para fazer moradias populares

EVANDRO SPINELLI da Folha de S.Paulo

A Prefeitura de São Paulo pretende desapropriar 80 edifícios no centro da cidade para fazer moradia popular.
Os primeiros decretos de desapropriação já foram publicados. São imóveis na esquina das avenidas São João e Ipiranga, incluindo o antigo hotel Cinelândia. Só o hotel terá até 60 apartamentos.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) prometeu, no plano de metas para a gestão, atender 4.300 pessoas até 2012 em prédios recuperados na área central. A maioria dos 80 edifícios já identificados têm dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que superam o valor de mercado do próprio imóvel. A desapropriação, portanto, pode ser feita em troca do abatimento da dívida, sem que a prefeitura tenha de desembolsar dinheiro algum.
Ricardo Pereira Leite, presidente da Companhia Metropolitana de Habitação, disse que arquitetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo estão analisando a estrutura dos imóveis para verificar se é possível transformá-los em habitação. Há casos de prédios que tinham outros usos -indústria por exemplo- ou estão com a estrutura comprometida onde a recuperação é inviável.

São Paulo CONFIA

São Paulo Confia auxilia empreendedores a saírem da informalidade

Os funcionários das 14 agências da São Paulo Confia farão um curso no Sebrae, nos dias 16 e 17 de julho, sobre as vantagens de ser um Microempreendedor Individual. A idéia é capacitá-los como orientadores dos empreendedores.
Nos dias 16 e 17 de julho, os funcionários das 14 agências da São Paulo Confia farão curso no Sebrae sobre as vantagens de ser um MEI (Microempreendedor Individual), conforme estabelece a lei complementar 128/08, que altera o Estatuto das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, e passa a vigorar a partir de julho.A idéia é capacitar os agentes de crédito do São Paulo Confia para funcionarem como orientadores dos empreendedores. Dentre as vantagens, o MEI possibilita aos novos empresários a deixar serem informais, permite a possibilidade de empréstimos bancários, a compra, a venda e até a participação em licitações para gerar mais renda

1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social


O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Consulado Geral da França, realiza no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, o Dia da França em São Paulo em comemoração ao Ano da França no Brasil.

O evento começa às 8h com a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social, promovida pela Câmara de Comércio Brasil-França, que vai percorrer a Avenida Lineu de Paula Machado, e termina às 22h com um grande baile francês no Parque da Água Branca.

Durante todo o domingo, diversas atrações estarão à espera do público. Será possível, por exemplo, degustar pratos franceses preparados por grandes chefs como Eric Jacquin, proprietário do restaurante La Brasserie, e Laurent Suaudeau, a preços populares. Também estão programadas apresentações e intervenções da Transe Express, uma das maiores companhias artísticas da França. Em cena, o espetáculo Cabaret Français, preparado especialmente para as comemorações do Ano da França no Brasil.

PARALAMENTO JOVEM DA MOOCA


sábado, 11 de julho de 2009

Projeto Empreender


Projeto Empreender

A Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba estará recebendo, no dia 16, às 19h30, em seu auditório, o lançamento do Projeto Empreendedor na região. A iniciativa é da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Mooca e conta com o apoio da SUB-VP. São parceiros no projeto, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais e Sebrae - SP.

O programa visa o fortalecimento das micros e pequenas empresas ao reunir periodicamente os dirigentes de um mesmo segmento nos chamados núcleos setoriais.

AGENDA JULHO / 2009

Consulte nossa agenda de atividades do mês de Julho / 2009

http://www.nosdocentro.com/agenda/julho/moocajulho.pdf

sexta-feira, 10 de julho de 2009