terça-feira, 30 de junho de 2009

domingo, 28 de junho de 2009


Governador e Secretário Afif: Emprega SP


O governador José Serra participou neste sábado, 27, no Poupatempo Sé, na capital, do Mutirão do Emprego, que anunciou a marca recorde de mais de 30 mil vagas de trabalho oferecidas pelo Emprega São Paulo, site gratuito de oferta e busca de vagas de trabalho.
Durante o Mutirão, os interessados puderam cadastrar seus currículos pessoalmente nos guichês do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com a ajuda de funcionários da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho que, em parceria com os empregadores, ofereceu três auditórios em sua sede para que os as empresas pudessem iniciar seus processos seletivos ainda neste sábado.

Quem quiser se candidatar a algumas das 30 mil vagas cadastradas pode, também, fazer a inscrição em casa ou em lan houses, acessando o site http://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/.
O Escritório de inclusão Social da MOOCA - estará auxiliando no cadastro na elaboraração do CV bem como ofertando diversos cursos de capacitação totalmente gratuitos:
Rua Conselheiro João Alfredo, 340 (Trav. Rua da Mooca e Av. do Estado)
Mooca
“O que a gente faz? Junta quem está procurando trabalho com quem está oferecendo vagas. Isso é feito pela internet, nos Poupatempos, nos Postos de Atendimento do Trabalhador. Assim o trabalhador viaja menos, quem viaja é a informação”, explicou o governador.

Festival de inverno da Cidade de São Paulo


Programa de Incentivo à Rede de Comércio Solidário

Segue para a sanção do prefeito Gilberto Kassab o projeto que institui o Programa de Incentivo à Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo, de autoria do vereador Floriano Pesaro.

Inspirado no Roda da Cidadania, o projeto foi aprovado em 2ª votação nesta quinta-feira, dia 25/06.

São diretrizes do Programa:
I – qualificar as organizações socioassistenciais em programas de oficina artesanal, para viabilizar a emancipação de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social;

II - fomentar a participação social dos usuários e suas famílias no desenvolvimento comunitário, apoiado nos princípios do empreendedorismo, economia solidária e geração de renda;

III - contribuir para a consolidação da ação governamental intersecretarial, mediante a articulação e integração dos programas, projetos, benefícios e serviços mantidos pelos órgãos da Administração Municipal, com atuação voltada para os usuários socialmente vulneráveis e seus respectivos grupos familiares;

IV – mediar a formação de redes por intermédio de um Conselho Gestor de caráter consultivo que envidará esforços para propiciar a qualificação e diversificação dos produtos, a multiplicação dos espaços de comercialização e das campanhas de divulgação e estímulo ao consumo responsável e solidário.

V - assegurar a utilização de formas de produção ecologicamente sustentáveis.

VI – supervisionar, monitorar e avaliar as ações desenvolvidas pelas organizações parceiras do Programa, bem como sistematizar o conhecimento acumulado;

São estratégias do Programa:

I – Oferta de ações de formação;

II – Aplicação prática de conteúdos referentes ao desenvolvimento pessoal dos participantes, bem como a experimentação da comercialização de produtos, visando ao desenvolvimento de habilidades para atendimento ao público, controle de estoques e de almoxarifado, análise da qualidade dos produtos, gerenciamento de vendas, noções de informática como ferramenta de controle, organização do espaço físico e vitrinismo, dentre outros;III – Participação dos usuários das oficinas artesanais em eventos, tais como feiras, bazares, feiras de troca solidária e outras, visando a incluir as organizações de assistência social em diferentes contextos para a prática da comercialização, estabelecendo relações com a comunidade, ampliando a sua visibilidade, aumentando as possibilidades de vendas e, principalmente, criando novas oportunidades para os usuários exercitarem seu processo de participação social. IV – Incentivo à identificação de espaços que venham a garantir a identidade do Programa, o conhecimento do público consumidor, bem como as alternativas para efetivação de futuros negócios.

“O projeto se inspirou nos ensinamentos do economista laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2006, Muhamad Yunus, de que as pessoas consideradas pobres têm habilidades profissionais não utilizadas ou subutilizadas. Tenho convicção de que, quando sancionado pelo prefeito, este projeto passará a integrar definitivamente a agenda de políticas públicas municipais de geração de renda e combate à pobreza. Este programa poderá atuar conjuntamente com outros programas de inclusão social e geração de renda do município, tais como o microcrédito”, ressaltou o vereador.
O Roda da Cidadania foi instituído por decreto pelo prefeito Kassab em 27 de fevereiro de 2008. Começou a ser estruturado em agosto de 2003. Em julho de 2004 foi oficialmente inaugurado seu espaço - a Loja Social - com o objetivo de identificar as experiências de sucesso de inclusão social, geração de renda e empreendedorismo existentes nas diferentes regiões da cidade. A Loja-Escola funciona no coração do centro de São Paulo, na rua Líbero Badaró, 561, em frente ao prédio Martinelli. “A diversificação e melhoria da qualidade e da apresentação dos produtos passaram a ser incorporadas pelas organizações como requisito essencial para o sucesso deste empreendimento. Seus produtos têm sido ofertados inclusive a autoridades internacionais em visita a nossa cidade”, explica Floriano.É importante destacar que o artesanato hoje é considerado um instrumento de melhoria e distribuição de renda de comunidades pobres, além do importante papel de resgate da cultura local fundamental para o desenvolvimento comunitário. O artesanato é a atividade que tem exercido no Brasil papel preponderante na ocupação e geração de renda para mais de 8,5 milhões de pessoas. Estima-se que movimente R$ 28 bilhões/ano.O Programa Roda da Cidadania conta com organizações das quais fazem parte jovens, idosos, adultos, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, famílias e pessoas usuárias dos diversos serviços da rede socioassistencial. Organizações sociais criaram uma rede para compartilhar conhecimento, técnicas e desafios da inclusão social e geração de renda. “Os resultados colaboram com a conquista da autonomia e inclusão social dos usuários, a inserção no mercado produtivo e a geração de renda. O comércio em rede busca ainda valorizar as potencialidades dessas pessoas e suas comunidades, estimulando sua organização em grupos produtivos”, afirma o vereador

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Seminário

http://www.cealag.com.br/NosDoCentro/Folder.pdf

Seminário Nós do Centro

Metodologia de pesquisa e de ação para inclusão social de grupos em situação de vulnerabilidade no centro da cidade de São Paulo

O Projeto Inclusão Social Urbana – Nós do Centro é o resultado de uma política de desenvolvimento social da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da União Européia. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), busca fortalecer o modelo de gestão de programas de inclusão social em larga escala nos bairros centrais da cidade. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com um projeto que visa o desenvolvimento de ações e políticas intersetoriais a fim de ampliar as redes de inclusão social a partir da minimização das vulnerabilidades sociais, programáticas e individuais de populações em situação de exclusão social da região central do município de São Paulo, Brasil, faz parte do eixo sobre Direito Social e Políticas.
Formulário de inscrição: clique aqui (restam 0 vagas)
Programação: clique aqui
Organização:FAVC - Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho e Cealag - Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa GalvãoRua General Jardim, 618 - 2º andar - Conj. 22Tel.: 3120-4881

segunda-feira, 15 de junho de 2009

CDHU - EIS MOOCA

Parabéns a todos do EIS - Mooca pelos trabalhos desenvolvidos. É muito gratificante quando vemos nossos trabalhos serem elogiados por nossos parceiros.
Obrigada Ana Luiza e Amilton Degani da CDHU/PAC e Consórcio Diagonal Ductor

sábado, 6 de junho de 2009

4º ENCONTRO DAS RUAS DE LAZER

4º ENCONTRO DAS RUAS DE LAZER REÚNE A ZONA LESTE
Data: 7 de junho

Secretaria Municipal de Esportes

3396-6507



Neste domingo (7), acontece o 4º Encontro das Ruas de Lazer, reunindo as Subprefeituras de Aricanduva, Penha, Mooca e Vila Prudente, para ouvir os anseios da comunidade. Como a Zona Leste é muito extensa, os encontros foram divididos em três partes: Leste I (7/6), Leste II (28/6) e Leste III (5/7). As reuniões marcam uma parceria entre a SEME, CET, Polícia Militar e a população, para que, assim, todos possam trabalhar juntos. O encontro será na rua Largo do Rosário, 20, na Penha, das 9h às 13h.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES


Eleições para o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES)


No dia 11 de maio, o subprefeito da Mooca Rubens Casado, reuniu-se com representantes dos jornais da região para falar sobre a instalação do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES), na subprefeitura.

Na ocasião, Rubens Casado falou sobre a importância do CADES - criado pela lei nº 14.887/9 - no âmbito da subprefeitura. De natureza participativa e consultiva, o CADES objetiva promover ações nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz.

Neste contexto, já foi realizada, no último dia 16 de abril, a reunião preparatória para a eleição dos conselheiros, que terá a seguinte composição: oito membros da sociedade civil e suplentes e oito membros do poder público e suplentes.

Os representantes e suplentes da sociedade civil serão eleitos em plenária no dia 21 de junho, das 9 as 14 horas, na subprefeitura, ocasião em que será realizado um workshop de trabalhos socioambientais.

Inscrições
Quanto às inscrições dos candidatos foi explicado que poderão se candidatar cidadãos da sociedade civil, moradores ou trabalhadores de um dos seis distritos da região (Mooca, Belém, Tatuapé, Água Rasa, Brás e Pari), no período de 1 a 15 de junho, pessoalmente, na Praça de Atendimento da subprefeitura, portando documento de identificação com foto, comprovante de endereço ou de trabalho e apresentação de uma carta de intenções e propostas.

As inscrições dos eleitores serão feitas, a partir do dia 1º de junho, na Praça de Atendimento da subprefeitura. Os eleitores poderão inscrever-se no período de 1 a 21 de junho, portando documento de identidade e comprovante de residência ou trabalho.

Porquanto só é defeso participar na condição de eleitor e ou concorrer para membro do Conselho, aquele que residir ou trabalhar na área da subprefeitura da Mooca. O subprefeito destacou que a plenária é realizada nas subprefeituras com a colaboração da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Participação e Parceria, Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Recreação e da Coordenação das Subprefeituras.

Esclareceu, ainda que, a indicação de representantes de cada Secretaria deverá ser formalizada junto a SPMO. Os demais representantes do poder público municipal e seus respectivos suplentes serão designados pelo subprefeito.

Casado esclareceu que o mandato dos membros do conselho é de dois anos, permitido duas reconduções por igual período. As funções dos membros dos conselhos serão consideradas serviço público relevante, vetada, porém, sua remuneração a qualquer titulo. .

Caberá à subprefeitura disponibilizar a estrutura necessária à realização das reuniões e ao desenvolvimento das atividades do conselho, podendo contar com o apoio da secretarias municipais envolvidas. Após sua instalação, caberá ao CADES a elaboração e aprovação de seu regimento interno.

Para acessar a ficha de inscrição de candidato clique aqui
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/noticias/subs/mooca/2009/05/0001/fichacandidato.xls

Para acessar a ficha inscrição de eleitor clique aqui
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/noticias/subs/mooca/2009/05/0001/ficha_de_eleitor2.xls

Para acessar o edital de convocação clique aqui
http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/noticias/subs/mooca/2009/05/0001/edital.doc

Para visualizar o convite clique aqui

Capoeira

Acreditamos na capoeira como um meio de educação, cultura e cidadania; um instrumento de formação do homem na sua dimensão integral, uma escola de cidadania e uma filosofia de vida.

Acreditamos na possibilidade de consolidação da ciência da capoeira. Capoeira como arte, como expressão e como símbolo de resistência e transformação social.

Acreditamos na formação como um processo contínuo. Desde o dia em que nascemos, iniciamos o nosso processo de formação e educação.

A família, a escola e a comunidade como os principais agentes de formação.

A capoeira exerce papel decisivo na formação dos seus praticantes, edificando o caráter e fortalecendo valores humanos essenciais.

A cada dia o valor social e educacional da capoeira vem sendo valorizado e reconhecido.

As atividades de capoeira são realizadas todos os sábados das 10 as 12:30 hs.

terça-feira, 2 de junho de 2009

CAPACITACAO DE JOVENS

CAPACITAÇÃO DE JOVENS EM ESCRITA FISCAL E DEPARTAMENTO PESSOAL
Data: 8 de junho
Secretaria Municipal do Trabalho
3224-6047

Jovens aptos em atender às demandas nos escritórios contábeis e elaborar contratos de rotina em recursos humanos são o público-alvo dos cursos em Escrita Fiscal e Departamento Pessoal que capacitarão 180 jovens entre 16 a 18 anos facilitando a inserção ao mercado de trabalho. Os interessados devem inscrever na palestra inaugural, que acontece na segunda-feira (8) no CAT Luz, às 9h. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3224-6000, ramais 6014 ou 6199. Os requisitos aos jovens interessados em participar do curso devem ter idade entre 16 e 18 anos e residir no município.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE